Gestão Lean vs Progressão Aritmética e Geométrica

A relação entre a melhoria contínua e a competitividade em cenários turbulentos

Para quem gosta de drama, sintonize qualquer noticiário da TV e terá um prato cheio: verá invariavelmente os mesmos temas, previsões (ou serão premonições?), opiniões a respeito da futura situação sócio-político-econômica do país em que vivemos, uma verdadeira salada temperada com as finas ervas da globalização, resultando num cenário que poderá influenciar negativamente as iniciativas em investimento e inovação.

Sem dúvida que os próximos quatro anos serão por demais desafiadores para todos aqueles que teimosamente ainda seguem carregando o piano (e olhe que não raro, com muita gente sentado nele, só fazendo peso).

Ná prática!

Nós lançamos uma nova visão ao comparar a aplicação dos conceitos da Progressão Aritmética (PA) e da Progressão Geométrica (PG) quando da retomada da economia brasileira.

Vejamos então, se não estamos enganados, o gráfico acima ilustra a comparação da PA com a PG, considerando-se o fator Tempo no “eixo x” (horizontal) e o fator Produtividade no “eixo y” (vertical).

Possível interpretação:

“As empresas que investirem nos tempos turbulentos em Atividades de Melhorias, além é claro de outras iniciativas afins, para reforçar a cultura da organização* e gerar ganhos de produtividade** preparando-se para a retomada da economia, terão a sua performance representada pela curva da Progressão Geométrica (PG), ao passo que aquelas que nada fizeram, serão representadas pela curva da Progressão Aritmética (PA)”.

“espaço” (em cor azul) entre as duas curvas poderá representar, por exemplo, o crescimento efetivo nas vendas com aumento na participação do mercado mantendo-se e até mesmo melhorando a rentabilidade.

* Reforço na cultura da organização queremos enfatizar a necessidade de gerar massa crítica perfeitamente alinhada às metas críticas da empresa, ao mesmo tempo que balizados pela Visão, Missão e Valores da organização. Seria algo como todos remarem para a mesma direção com cadência e sincronização.

** Ganhos de Produtividade significa primordialmente fazer mais com menos (principalmente na retomada da economia), para não ter que voltar a ficar com menos em futuras turbulências, previstas ou não. Os Fundamentos e Conceitos Lean são ferramentas chaves para facilitar a montagem deste verdadeiro “quebra-cabeça” que é a busca e a sustentação de um estado de Alta Performance.

Como agir?

A “ousadia” das empresas vencedoras está em aproveitar os períodos de baixa demanda para além de focar em ações de curto prazo (sem dúvida necessárias para a sobrevivência), capacitar e desenvolver os seus colaboradores, promovendo a retenção dos empregados (responsabilidade/lealdade), o refinamento dos processos (estabilidade/capacidade) e a consolidação da cultura da melhoria contínua (“learning organizations”).

As empresas vencedoras fazem algo diferente com o objetivo de obter resultados também diferentes. Afinal, já dizia um grande cientista quando perguntavam se ele se considerava um gênio ou louco pelas suas inusitadas teorias:

“Gênio, talvez; louco, não! Loucos são aquelas pessoas que fazem sempre tudo igual e ficam esperando um resultado diferente!” (Albert Einstein).

Nossos profissionais possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria. E mais de 15 anos em consultoria. Já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo, Desenvolvimento da Liderança, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Sistema de Gestão Lean do Dia a Dia implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.

Caso queira discutir algum tema deste artigo, ou saber mais sobre Lean Manufacturing, fale conosco sem compromisso.

Washington Kusabara
Sócio Diretor e Consultor

Confira também os nossos serviços:
http://www.wcbmconsulting.com

Conheça também nossos nossos conteúdos exclusivos!
Então siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos!

Nosso Blog: https://www.wcbmconsulting.com/blog/
Facebook: http://bit.ly/FacebookWCBM
LinkedIn: http://bit.ly/LinkedInWCBM

Mande suas críticas, elogios e sugestões para marketing@wcbmconsulting.com.

Photo by Jeremy Thomas on Unsplash



Deixe um comentário