- 17 de junho de 2019
- Posted by: wcbm
- Category: Metodologia Lean
O Trabalho Padronizado:
“Um fator crítico para que as equipes de Fórmula 1 alcancem tempos de troca de pneus cada vez mais reduzidos, é o trabalho padronizado executado com maestria e disciplina, e com forte liderança para assegurar que tudo e todos estejam conforme os padrões previamente estabelecidos. Mas o processo não é estático, ao contrário, encontra-se continuamente evoluindo.”
O Problema:
A maioria das empresas considera a padronização utilizada em seus processos o fato do operador executar uma sequência de atividades, mas acontece que nem sempre esta sequência é repetida.
A falta do trabalho padronizado e/ou a não aderência ao trabalho padrão existente, levam à variações na execução das atividades, o que poderá acarretar problemas de Segurança, Qualidade, Entrega, Custos, 5S e Meio Ambiente.
Se você pensar em padronização como sendo tudo o que há de melhor sendo feito hoje em sua empresa, estará pensando em padrões como um limite, e como consequência, o processo de melhoria contínua é interrompido.
A Solução:
Assegurar-se que os três elementos abaixo listados estejam incluídos no trabalho padronizado em uso:
- O ritmo de trabalho baseado na demanda do cliente e no tempo operacional líquido disponível, conhecido no lean como Tempo Takt;
- A sequência dos processos;
- A necessidade de inventário padrão ao longo do processo, essencial para assegurar que os operadores e máquinas realizem as suas atividades com ritmo e sem interrupções;
Se mesmo seguindo o trabalho padronizado ocorrer não conformidades, o trabalho padronizado deverá ser melhorado, pois da forma como está definido ainda deixa margem à potenciais erros;
O Trabalho Padronizado requer registro feito de forma adequada para que possamos auditar:
- O que é feito, onde é feito, como é feito e em quanto tempo é feito?
- O que está escrito está sendo feito? E o que está sendo feito está escrito?
- Qual é o tempo Takt da operação? O operador consegue terminar tudo o que faz (exceto a espera) dentro do tempo Takt? E a máquina, também consegue fazer tudo o que tem que fazer dentro do tempo Takt? Caso não consigam, operador e/ou máquina são considerados “gargalos”.
- A relação entre as atividades do operador e o tempo de ciclo da máquina que opera. O operador ao finalizar as suas atividades tem que esperar pela máquina terminar o seu ciclo?
Engana-se quem pensa que o Trabalho Padronizado deve ser aplicado apenas para a mão de obra direta. Todos na organização podem e devem ter o seu trabalho padronizado definido e implementado. Claro que para as atividades operacionais e algumas administrativas, é possível cobrir 100% das mesmas, ao passo que para outras, é possível cobrir apenas parcialmente, pois há atividades que não se repetem, ocorrendo aleatoriamente durante a jornada de trabalho.
Em resumo:
O Trabalho padronizado é a base para a melhoria contínua (“Kaizen”), pois se não houver uma certa repetição nas atividades de um operador, como analisar a situação atual para identificar potenciais melhorias?
A tentação de implementar “modularmente” as soluções exemplificadas pode levar a uma situação insatisfatória quanto aos resultados financeiros e operacionais. A ideia é promover uma implementação metódica e efetiva, o que inicialmente pode requerer algum suporte externo de especialistas no assunto.
Nossos profissionais possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria. E mais de 15 anos em consultoria. Já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo, Desenvolvimento da Liderança, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Sistema de Gestão Lean do Dia a Dia implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.
Caso queira discutir algum tema deste artigo, fale conosco sem compromisso.
Washington Kusabara
Sócio Diretor e Consultor
Confira também os nossos serviços:
http://www.wcbmconsulting.com
Conheça também nossos nossos conteúdos exclusivos!
Então siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos!
Nosso Blog: https://www.wcbmconsulting.com/blog/
Facebook: http://bit.ly/FacebookWCBM
LinkedIn: http://bit.ly/LinkedInWCBM
Mande suas críticas, elogios e sugestões para marketing@wcbmconsulting.com.
Photo by John Cameron on Unsplash