- 30 de outubro de 2019
- Posted by: wcbm
- Category: Metodologia Lean
Nenhum comentário
A implementação lean em qualquer empresa deve ser um processo seguindo uma sequência lógica de Fases, caso contrário, os resultados não traduzirão o verdadeiro potencial de ganhos que os fundamentos, conceitos e metodologias proporcionam.
Iniciando a jornada Lean
Nesta jornada de mais de 15 anos atuando em empresas de distintos segmentos de mercado e em diferentes países, identifiquei pelo menos três Fases (você pode saber mais no artigo “Lean Manufacturing – Tomada de Decisão para Iniciar”.Fase 1: Orientação para a Ferramenta Círculo Kaizen
- O foco nesta fase inicial está apenas em aprender como utilizar a ferramenta Círculo Kaizen, metodologia baseada nos fundamentos e conceitos lean, que através do trabalho em equipe, rapidamente identifica e reduz os desperdícios nos processos por toda a Cadeia de Valor da organização.
- Resulta em melhorias significativas de Segurança, Qualidade, Entrega, Custos e 5S,
- Mas se por um lado há melhorias significativas de produtividade, por outro, não há sustentação efetiva dos resultados obtidos e a gestão do dia a dia é focada majoritariamente em “gerenciar crises”;
Fase 2: Orientação para o Sistema
- Isto acontece quando o “pensamento sistêmico” começa a prevalecer sobre a rotina do “apaga-incêndio”.
- A utilização da “ferramenta Kaizen” é precedida por um Planejamento que expõe os principais temas que comprometem a saúde financeira da empresa. E servem de base para a elaboração de um Plano de Melhoria.
- Esse Plano de Melhoria é composto de projetos que serão implementados através da utilização da ferramenta Círculo Kaizen.
Fase 3: Orientação para os Princípios
- O foco passa a ser nos princípios. Algo como: melhor que solucionar problemas de forma sistêmica, é prevenir a ocorrência dos mesmos, e a melhoria contínua é uma “vacina” muito eficaz neste sentido.
- Outro exemplo: melhor que ter implementado um sistema Supermercado / Kanban, é não ter este sistema! Porque por princípio, estoque é uma das formas de desperdícios.
- Nesta fase há uma conexão entre todos os processos da Cadeia de Valor baseada nos fundamentos e conceitos lean, promovendo a fluidez de dados e materiais em cada um dos processos assim como entre eles, o que resulta no final, em impacto significativo na lucratividade da empresa.
- Os fornecedores também estão integrados sob os fundamentos e conceitos lean.
- Há um sistema lean de gestão do dia a dia implementado, assegurando a otimização na definição, medição, análise, implementação e seguimento das ações corretivas e preventivas.
E qual a importância disso tudo?
O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no Resumo da Visão Geral da Conjuntura de sua Carta Nº 44 – 3º Trimestre de 2019 menciona:“a atividade econômica no Brasil cresce a uma taxa relativamente baixa ao mesmo tempo em que o ambiente externo se tornou mais volátil e as perspectivas de crescimento mundial mais frágeis, em função da situação do “Brexit” e da escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e a China.”A leitura que devemos fazer deste texto é que o cenário mencionado está fora de nossa alçada para modificá-lo. Assim, a única saída é focar em nossas empresas. Retomando, acelerando e sustentando a implementação lean, para torná-las mais robustas para sofrer menos com as consequências dos impasses político-econômico. Washington Kusabara Sócio Diretor e Consultor Confira também os nossos serviços: http://www.wcbmconsulting.com Conheça também nossos nossos conteúdos exclusivos! Então siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos! Nosso Blog: https://www.wcbmconsulting.com/blog/ Facebook: http://bit.ly/FacebookWCBM LinkedIn: http://bit.ly/LinkedInWCBM Mande suas críticas, elogios e sugestões para marketing@wcbmconsulting.com. Photo by Suzanne D. Williams on Unsplash