- 17 de junho de 2019
- Posted by: wcbm
- Category: Metodologia Lean
“Começar ou não começar, eis a questão – creio que todos já nos deparamos com este dilema, seja para pequenas ou grandes iniciativas. Mas se o tema for o Lean Manufacturing, só há uma opção: começar! Se já começou e o processo ‘desandou’, opte por retomar. Só não espere para ver!”
Em toda nossa experiência, observamos que realmente não é fácil a tomada de decisão pelo lean manufacturing em qualquer empresa, qualquer que seja qual o segmento de mercado.
Melhorias implementadas ou em implementação
Hoje em dia, vivemos sob uma “chuva de modismos”, que ao invés de alavancar as iniciativas de melhorias implementadas ou em implementação, ao contrário, promovem a paralisia, o rompimento e o adiamento de iniciativas vitais não só para a sobrevivência, como também para o crescimento na retomada da economia, ao colher os “diferenciais competitivos” semeados durante a crise.
Seria algo como na retomada, conseguir atender a demanda em uma progressão geométrica, enquanto que a concorrência o faria em ema progressão aritmética. A “diferença” entre as duas curvas seria a oportunidade de avanço no “market share”.
Não quero aqui rotular de “modismo” nenhuma técnica, metodologia, ou o que seja, mas, chamar a atenção para a falta de “CONSISTÊNCIA” na adoção, implementação, sustentação e desenvolvimento do que quer que seja que traga bons resultados para a sua empresa. É ser “volúvel” demais em seu comportamento. Um sintoma típico é a existência de muitas “iniciativas” e poucas “terminativas”.
A soma das diferenças é maior que soma das igualdade
Por “bons resultados” entenda-se um aumento substancial no “EBITDA – Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou seja, aumento no lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. O EBITA representa a geração operacional de caixa da empresa, isto é, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros e de impostos.
Assim, com base no seu Planejamento Estratégico, identifique os temas mais críticos que poderão comprometer o atingimento das metas previstas no curto e médio prazos.
A partir daí, técnicas e metodologias por demais conhecidas (de base lean) poderão auxiliá-lo na implementação, análise dos resultados obtidos, eventuais correções de rumo e rígido controle, através de um sistema de gestão lean do dia a dia.
Nossos profissionais possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria. E mais de 15 anos em consultoria. Já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo, Desenvolvimento da Liderança, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Sistema de Gestão Lean do Dia a Dia implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.
Caso queira discutir algum tema deste artigo, ou saber mais sobre Lean Manufacturing para auxiliar na tomada de decisão, fale conosco sem compromisso.
Washington Kusabara
Sócio Diretor e Consultor
Confira também os nossos serviços:
http://www.wcbmconsulting.com
Conheça também nossos nossos conteúdos exclusivos!
Então siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos!
Nosso Blog: https://www.wcbmconsulting.com/blog/
Facebook: http://bit.ly/FacebookWCBM
LinkedIn: http://bit.ly/LinkedInWCBM
Mande suas críticas, elogios e sugestões para marketing@wcbmconsulting.com.
Photo by Dragos Gontariu on Unsplash