- 17 de junho de 2019
- Posted by: wcbm
- Category: Gestão Empresarial
As perspectivas ainda não são as melhores para as empresas em 2019, apesar dos sinais da recuperação (lenta) da economia, não importando o segmento em que atuam. As margens de contribuição que vêm sendo espremidas ano a ano devem ser ainda mais pressionadas nos próximos meses, em um ambiente de competição por preços e condições de pagamento agressivos e vendas fracas.
E o que fazer para “navegar em águas tão agitadas sem causar danos irreparáveis à embarcação e naufragar”, às vezes tão perto do destino pretendido?
Nós da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. acreditamos que a primeira coisa a fazer é mudar o foco do discurso de “externo para interno”.
Isto é, parar de utilizar como desculpa ou “muleta” os fatores externos sobre os quais temos pouca ou nenhuma influência para atuar, e passar a focar nos fatores internos, aqueles sobre os quais temos plena autonomia e autoridade para atuar e mudar os rumos dos resultados operacionais e financeiros. Lembrando ainda que os fatores externos são comuns para a sua empresa e os seus concorrentes.
Como fatores externos podemos listar:
- variação cambial;
- greve dos caminhoneiros,
- guerra comercial entre China e EUA;
- Brexit;
- Custo Brasil;
- aumento no preço dos fretes;
- aumento nos preços dos combustíveis, etc…
Como fatores internos podemos citar:
- interrupções não programadas nos fluxos de informação e materiais desde a recepção do pedido do cliente até a entrega do produto ou serviço solicitado pelo cliente;
- desalinhamento entre as metas da organização e as atividades de melhorias e outras iniciativas sendo desenvolvidas;
- falta de trabalho padronizado;
- falta de metodologias fundamentadas em conceitos confiáveis para alavancagem dos projetos e iniciativas de melhorias;
- acomodação;
- falta de um sistema de gestão do dia a dia efetivo, etc…
E o que fazer então?
A WCBM Consultoria Empresarial Ltda. tem ajudado empresas de diversos segmentos por mais de uma década a alcançar e sustentar um ESTADO DE ALTA PERFORMANCE, superando barreiras e dificuldades, com as quais você provavelmente se identificou neste artigo, através da implementação de um PROCESSO DE 5 PASSOS CHAVES PARA ALCANÇAR UM ESTADO DE ALTA PERFORMANCE:
- Definição de VALOR para o cliente;
- Como entregar este VALOR ao cliente;
- Assegurar fluxo contínuo na entrega de VALOR ao cliente;
- Utilização racional e otimizada dos recursos disponíveis;
- Busca da perfeição
Os profissionais da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria, seguidos de 15 anos em consultoria, e já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo, Desenvolvimento da Liderança, Sistema de Gestão Lean do Dia a Dia e S&OP implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.
Caso queira discutir algum tema deste artigo, fale conosco sem compromisso.
Washington Kusabara
Sócio Diretor e Consultor
Photo by Razvan Chisu on Unsplash