- 17 de junho de 2019
- Posted by: wcbm
- Category: Gestão Empresarial
A relação entre a melhoria contínua e a competitividade em cenários turbulentos
Para quem gosta de drama, sintonize qualquer noticiário da TV e terá um prato cheio: verá invariavelmente os mesmos temas, previsões (ou serão premonições?), opiniões a respeito da futura situação sócio-político-econômica do país em que vivemos, uma verdadeira salada temperada com as finas ervas da globalização, resultando num cenário que poderá influenciar negativamente as iniciativas em investimento e inovação.
Sem dúvida que os próximos quatro anos serão por demais desafiadores para todos aqueles que teimosamente ainda seguem carregando o piano (e olhe que não raro, com muita gente sentado nele, só fazendo peso).
Ná prática!
Nós lançamos uma nova visão ao comparar a aplicação dos conceitos da Progressão Aritmética (PA) e da Progressão Geométrica (PG) quando da retomada da economia brasileira.
Vejamos então, se não estamos enganados, o gráfico acima ilustra a comparação da PA com a PG, considerando-se o fator Tempo no “eixo x” (horizontal) e o fator Produtividade no “eixo y” (vertical).
Possível interpretação:
“As empresas que investirem nos tempos turbulentos em Atividades de Melhorias, além é claro de outras iniciativas afins, para reforçar a cultura da organização* e gerar ganhos de produtividade** preparando-se para a retomada da economia, terão a sua performance representada pela curva da Progressão Geométrica (PG), ao passo que aquelas que nada fizeram, serão representadas pela curva da Progressão Aritmética (PA)”.
O “espaço” (em cor azul) entre as duas curvas poderá representar, por exemplo, o crescimento efetivo nas vendas com aumento na participação do mercado mantendo-se e até mesmo melhorando a rentabilidade.
* Reforço na cultura da organização queremos enfatizar a necessidade de gerar massa crítica perfeitamente alinhada às metas críticas da empresa, ao mesmo tempo que balizados pela Visão, Missão e Valores da organização. Seria algo como todos remarem para a mesma direção com cadência e sincronização.
** Ganhos de Produtividade significa primordialmente fazer mais com menos (principalmente na retomada da economia), para não ter que voltar a ficar com menos em futuras turbulências, previstas ou não. Os Fundamentos e Conceitos Lean são ferramentas chaves para facilitar a montagem deste verdadeiro “quebra-cabeça” que é a busca e a sustentação de um estado de Alta Performance.
Como agir?
A “ousadia” das empresas vencedoras está em aproveitar os períodos de baixa demanda para além de focar em ações de curto prazo (sem dúvida necessárias para a sobrevivência), capacitar e desenvolver os seus colaboradores, promovendo a retenção dos empregados (responsabilidade/lealdade), o refinamento dos processos (estabilidade/capacidade) e a consolidação da cultura da melhoria contínua (“learning organizations”).
As empresas vencedoras fazem algo diferente com o objetivo de obter resultados também diferentes. Afinal, já dizia um grande cientista quando perguntavam se ele se considerava um gênio ou louco pelas suas inusitadas teorias:
“Gênio, talvez; louco, não! Loucos são aquelas pessoas que fazem sempre tudo igual e ficam esperando um resultado diferente!” (Albert Einstein).
Nossos profissionais possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria. E mais de 15 anos em consultoria. Já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo, Desenvolvimento da Liderança, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Sistema de Gestão Lean do Dia a Dia implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.
Caso queira discutir algum tema deste artigo, ou saber mais sobre Lean Manufacturing, fale conosco sem compromisso.
Washington Kusabara
Sócio Diretor e Consultor
Confira também os nossos serviços:
http://www.wcbmconsulting.com
Conheça também nossos nossos conteúdos exclusivos!
Então siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos!
Nosso Blog: https://www.wcbmconsulting.com/blog/
Facebook: http://bit.ly/FacebookWCBM
LinkedIn: http://bit.ly/LinkedInWCBM
Mande suas críticas, elogios e sugestões para marketing@wcbmconsulting.com.
Photo by Jeremy Thomas on Unsplash